Nossa história

A história da modernização da indústria de laticínios se faz bem próxima à própria história do Silemg. Por volta de 1935, algumas lideranças empresariais manifestavam sua preocupação com a organização do segmento que, à época, enfrentava dificuldades nas vendas de laticínios mineiros nas regiões norte e nordeste do país. Exigências sanitárias, fretes e problemas de transporte minavam a competitividade da nossa indústria.

Para superar as dificuldades de mercado e buscar melhores práticas, durante quase uma década, empresários do setor, esboçaram um modelo de organização que culminou na fundação da Associação dos Industriais de Laticínios e Produtos Derivados em 1944, que mais tarde daria origem ao Sindicato da Indústria de Laticínios Estado de Minas Gerais, o Silemg.De lá para cá, o Silemg foi se consolidando como uma referência entre os industriais do setor e também diante do mercado de laticínios e seus derivados. A entidade acumula um histórico de conquistas e evolução, com a certeza de que muito ainda pode ser feito pelo desenvolvimento desse segmento.

Hoje, com um cenário totalmente repaginado, a produção leiteira de Minas Gerais já equivale a cerca de 25% do produzido em todo o país, conforme dados do IBGE. E, para chegar a essa realidade, o Silemg se consolidou como uma instituição ativa que busca constantemente melhoria nas condições de trabalho e aumento constante da qualidade na indústria mineira de laticínios.

silemg_sobre_historia